08 junho 2009

Lancia 037 Rally - Markku Alén, Tour de Corse 1984

O Grupo B teve no Lancia Rally 037 o último carro com tracção posterior, sendo que depois todos os constructores seguiram o que a Audi tinha feito com o Audi Quattro e construiram os seus bólides com tracção ás quatro rodas motrizes. No ano de 1983 a Lancia ganhou o campeonato de constructores com este carro, mas já com uma fortíssima oposição da Audi, que já em 1984 não deixou escapar a vitória no campeonato.
No Tour de Corse - Rallye de France de 1984, o "Finlandês Voador" Markku Alén levou o Lancia Rally 037 á vitória, sendo esta a última deste modelo. No ano seguinte a Lancia estreou o Lancia Delta S4, já com tracção ás quatro rodas e que permitia aos seus pilotos lutas mais equilibradas.

Mário Pereira 2009
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

3 comentários:

  1. PARABENS Mario por mais uma excelente ilustração. Nada mais nada menos que o meu G.B favorito, nao desmerecendo o elevado valor dos demais companheiros de Grupo. Foi sem duvida um modelo muito bonito, elegante, de linhas à Italiana, fazendo justiça ao grande Pininfarina. Praticamente dos ultimos a render-se ao 4WD, muito se aguentou com a concorrencia já de quatro rodas motrises, voando baixinho nos 1000 Lagos, e fazendo maravinhas na Corsega. O "Tour de Corse" de 84 foi o Rally de estreia para o 205 T16 e o renovado Audi Sport Quattro... mas Alén aguentou-se e soube voar para a vitória!
    Lancia Abarth 037 rorever....

    ResponderEliminar
  2. obrigado pelo comentário lá no meu blog!...e teu blog está cada vez melhor, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Essa série de carros de Rallie é bárbara, e são autos que admirei em minha juventude, especialmente este Lancia 037. Mas para mim o topo do topo é o Lancia Stratos. Estou esperando quando você o fizer e sei que será em grande estilo, como sempre.

    ResponderEliminar