13 junho 2009

Ford RS200 - Robert Droogmans, 24H Ypres 1986

No início dos anos 80, a Ford decidiu construir uma carro com as especificações do Grupo B já que o seu Escort mkII estava no máximo do seu desenvolvimento. Começaram então a construir o Ford Escort RS 1700T que era um veículo de tracção traseira tal como os Lancia Rally 037, os Opel Manta B ou os Renault 5 Turbo. Mas após diversos testes com os pilotos de fábrica, inclusive em Portugal , os engenheiros da Ford encontraram diversos problemas de fiabilidade que inviabilizaram o desenvolvimento do carro. A Ford via-se assim em 1983 com o material para desenvolver um carro de Grupo B, daí que mudou os planos e decidiu construir de raiz um protótipo, com tracção total, carroçaria em plástico e fibra de vidro. Nascia assim o Ford RS200.

Na época de 1986, a Ford estreou o RS200 no Rallye da Suécia com o piloto Kalle Grundel a obter um 3º lugar. No rali seguinte, o de Portugal, o piloto português Joaquim Santos não conseguiu evitar o acidente há muito previsto, e embateu com o seu RS200 da Diabolique no público que se projectava para a estrada, atropelando fatalmente 3 espectadores e ferindo uma dúzia de outros. Foi o princípio do fim da era dos Grupo B, já que o piloto de Fórmula 1 Marc Surer teve um acidente no Rallye Hassen, também com um RS200, matando o seu co-piloto.
Contudo este carro alcançou algum sucesso em campeonatos nacionais, com pilotos como Carlos Sainz, Antonio Zanini, e posteriormente em provas de Rallycross.
Nesta ilustração temos o Ford RS200 do espectacular piloto belga Robert Droogmans, que sempre fez uso de carros da marca americana, levando-os muitas vezes ao lugar mais alto do pódio nas corridas onde participou, inclusive nesta prova, o Rallye de Ypres, onde venceu frente a carros como o Peugeot 205T16 de Bruno Saby, o Lancia Delta S4 de Fabrizio Tabaton,
o Lancia Rally 037 de Patrick Snijers ou o MG Metro 6R4 de Marc Duez.

Mário Pereira 2009
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1 comentário:

  1. Mais uma merecida homenagem a um veiculo de cunho Grupo B. Embora não seja a mais famosa versão de fabrica, conseguiste reproduzir com qualidade um modelo que mora igualmente no imaginário dos amantes deste desporto, e que muito tinha a evoluir e mostrar se não fosse o fim da sua classe. Parabéns.

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