
O Grupo B teve no Lancia Rally 037 o último carro com tracção posterior, sendo que depois todos os constructores seguiram o que a Audi tinha feito com o Audi Quattro e construiram os seus bólides com tracção ás quatro rodas motrizes. No ano de 1983 a Lancia ganhou o campeonato de constructores com este carro, mas já com uma fortíssima oposição da Audi, que já em 1984 não deixou escapar a vitória no campeonato.
No Tour de Corse - Rallye de France de 1984, o "Finlandês Voador" Markku Alén levou o Lancia Rally 037 á vitória, sendo esta a última deste modelo. No ano seguinte a Lancia estreou o Lancia Delta S4, já com tracção ás quatro rodas e que permitia aos seus pilotos lutas mais equilibradas.
Mário Pereira 2009

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
PARABENS Mario por mais uma excelente ilustração. Nada mais nada menos que o meu G.B favorito, nao desmerecendo o elevado valor dos demais companheiros de Grupo. Foi sem duvida um modelo muito bonito, elegante, de linhas à Italiana, fazendo justiça ao grande Pininfarina. Praticamente dos ultimos a render-se ao 4WD, muito se aguentou com a concorrencia já de quatro rodas motrises, voando baixinho nos 1000 Lagos, e fazendo maravinhas na Corsega. O "Tour de Corse" de 84 foi o Rally de estreia para o 205 T16 e o renovado Audi Sport Quattro... mas Alén aguentou-se e soube voar para a vitória!
ResponderEliminarLancia Abarth 037 rorever....
obrigado pelo comentário lá no meu blog!...e teu blog está cada vez melhor, parabéns!
ResponderEliminarEssa série de carros de Rallie é bárbara, e são autos que admirei em minha juventude, especialmente este Lancia 037. Mas para mim o topo do topo é o Lancia Stratos. Estou esperando quando você o fizer e sei que será em grande estilo, como sempre.
ResponderEliminar